Precisa de ajuda? Converse conosco

PROVA DE VIDA INSS | PRAZOS VOLTAM A CORRER EM 2022

A Previdência Social do Brasil – INSS, tendo em vista a Pandemia causada pelo Coronavírus, havia suspendido em diferentes momentos da pandemia, a necessidade de se fazer a prova de vida, procedimento realizado para a comprovação e pagamento dos benefícios da previdência. Tal medida foi tomada, visando se evitar aglomeração e contaminação durante 2020 e 2021.

Ocorre que para o ano de 2022, a Previdência retornou com a obrigatoriedade da prova de vida, como condição para manutenção dos benefícios concedidos, portanto, os beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) devem ficar atentos para a realização da prova de vida no decorrer deste ano e evitar futuros transtornos, a exemplo, o bloqueio ou suspensão do pagamento.

De acordo com o INSS, aproximadamente 3,3 milhões de pessoas devem realizar o procedimento no início deste ano em face da dispensa da comprovação durante o 2021.

Assim, para evitar aglomerações nas agências bancárias, o órgão estabeleceu um cronograma e as datas foram divididas da seguinte forma:

 

VENCIMENTO DA PROVA DE VIDA

PERÍODO LIMITE PARA REALIZAR O PROCEDIMENTO

Até dezembro de 2020

Fevereiro de 2022

Janeiro a junho de 2021

Março de 2022

Julho a agosto de 2021

Abril de 2022

Setembro e outubro de 2021

Maio de 2022

Novembro e dezembro de 2021

Julho de 2022

 

Todavia, a partir de 2022 as datas para realizar a prova de vida será um tanto diferente, de modo que o calendário será conforme o mês de aniversário do segurado.

Portanto, os aposentados e pensionistas devem ficar atentos aos prazos, pois a não realização do cadastramento implica no bloqueio ou suspensão do benefício.

 

O AURELIANO SANTOS cumprindo seu papel de difundir as informações, coloca-se à disposição dos amigos e clientes para prestar maiores esclarecimentos. 

Autores: Lorival Aureliano e Rosangela Gomes – sócios do Aureliano Santos Advogados.